14 set Diferenças entre o carro manual e o automático
A compra ou troca do carro é um momento de felicidade para o motorista, mas, antes de fechar o negócio é importante considerar as duas opções de câmbio: automático ou manual.
Conhecer e entender os dois câmbios de marcha é importante para fazer a escolha que mais se adapta ao seu perfil. Continue lendo o artigo e compre com mais segurança o carro dos seus sonhos!
Câmbio Manual
O câmbio manual é o mecanismo tradicional e que todo motorista deve conhecer para adquirir a carteira de habilitação no Brasil. É o preferido para quem não dispensa o total controle sobre o carro, podendo adequar as marchas para cada situação de acordo com seu gosto.
A principal vantagem é que os carros manuais são mais econômicos e acessíveis em relação aos automáticos. A desvantagem é que ter que ficar mudando a marcha por conta do congestionamento pode levar ao cansaço físico e mental do condutor.
Como Funciona
No veículo manual, o condutor precisa posicionar a alavanca na marcha correta de acordo com a rotação do motor. A embreagem e a alavanca são os dois componentes principais. A escolha da marcha ideal é feita através do acionamento da embreagem e do deslocamento da alavanca para a marcha escolhida.
A embreagem interrompe o motor, como se ele ficasse “neutro” durante a mudança de marcha. Após a alavanca estar encaixada na marcha certa, o motor é reativado quando o condutor soltar progressivamente o pedal da embreagem.
Câmbio Automático
Como o nome diz, a veículo com câmbio automático realiza essa troca de marcha automaticamente, sem que o condutor precise tirar as mãos do volante ou acionar embreagem. A preferência por esse tipo de veículo vem aumentando por conta do conforto e facilidade que ele proporciona.
A vantagem além do conforto é a valorização e facilidade na hora da venda, já que a procura por carros automáticos vem aumentando intensamente. A desvantagem é que além de serem mais caros, os veículos com câmbio automático possuem manutenção mais cara e consomem mais combustível.
Como funciona
No câmbio automático, a caixa de transmissão é composta por um sistema de engrenagens planetárias capazes de criar todas as relações de transmissão que o câmbio pode produzir. As trocas de marchas são feitas automaticamente em função da velocidade do veículo e da rotação do motor. Ao pisar no acelerador, o motor acelera e bombeia fluído para o conversor de torque.
Enquanto no carro manual as marchas são identificadas de 1ª a 5ª e R (ré), no veículo automático, os nomes das marchas mais comuns encontrados são D, P, N e R, sendo:
D – drive, é a marcha usada para dirigir
P – parking, estacionar o carro e desligá-lo
N – neutro, quando o carro está parado e ligado
R – reverse, é a marcha ré.
Qual vale mais a pena?
A escolha final vai depender exclusivamente do condutor e sua necessidade. O uso diário do veículo influencia muito na decisão. A dica é fazer uma lista com todas as vantagens e desvantagens de cada um, e com calma analisar e identificar qual é o veículo mais apropriado para a sua realidade.