CFC Janaína retorna atividades

CFC Janaína retorna atividades

Após quase dois meses fechada, autoescola sente crescimento na procura por carteira de habilitação e adapta o atendimento ao público para oferecer segurança aos funcionários e clientes.

Desde 19 de março sem atividades como forma de prevenção ao coronavírus, o Centro de Formação de Condutores (CFC) Janaína, de Passo Fundo, retornou ao funcionamento na terça-feira (12), após autorização do governo estadual, com restrições e medidas de segurança adotadas para os funcionários e clientes. Enquadrada como prestadora de serviços do Rio Grande do Sul, a CFC Janaína prestou atendimento online neste período por meio das redes sociais.

Agora, com a liberação gradual, a autoescola localizada na Rua Morom, no Centro da cidade, oferece serviço de renovação de carteira, segunda via, encaminhamento para primeira habilitação e adição de categoria. A CFC Janaína não possui aulas teóricas presenciais, em razão do veto do governo para diminuir os riscos. Assim, as aulas teóricas são remotas, com instrutor em casa e os alunos em suas casas via internet.

As aulas práticas e de simulador estão liberadas, mas possuem um padrão de higienização do Ministério da Saúde. As aulas práticas possuem maior espaço de tempo entre uma e outra para que o instrutor possa ter 20 minutos para higienizar o veículo para que o próximo aluno faça a aula. O Detran estuda, ainda a possibilidade de futuramente disponibilizar a retomada das aulas teóricas presenciais. Até isso acontecer, a autoescola aguarda as novas determinações.

CFC Janaína adotou horários preferenciais de atendimento para grupo de risco e idosos durante a pandemia
De acordo com a diretora de ensino e sócia-proprietária da CFC Janaína, Janaína de Oliveira, a autoescola se preparou desde antes de abrir as portas. A empresa adotou todas as medidas de segurança exigidas e adquiriu termômetros digitais para aferir a temperatura dos funcionários e dos clientes – todos precisam estar com a temperatura abaixo de 37,8 ℃ para usufruir dos serviços. Os funcionários receberam treinamento e possuem equipamento de proteção individual (EPI) para realizar o atendimento. Em todas as mesas e balcões há um painel de acrílico que separa o contato do funcionário com cada cliente.

“Permanecemos quase dois meses fechados, o que não é fácil. Tivemos cuidado e precaução de investir na segurança dos nossos colaboradores como clientes. Hoje, os clientes podem vir seguros para o CFC, todos alunos, clientes, terão sua temperatura medida e possuímos equipamentos suficientes. Quando reabrimos, já estávamos preparados. Estamos com a consciência de que estamos oferecendo todo suporte de segurança”, afirma Janaína.

Clientes ficam distantes nos espaços internos do CFC Janaína
Outra medida adotada pela autoescola é quanto ao controle de entrada na autoescola, já que uma divisória separa o acesso ao local. O acesso só é liberado após o cliente passar álcool gel e ter a sua temperatura medida. Os funcionários realizam o controle de quantas pessoas estão dentro da autoescola para que não exista aglomeração, além de possuir uma laje externa para receber os clientes. A CFC Janaína também identificou o espaço com placas de atendimento preferencial para idosos e grupo de risco. Assim, eles possuem preferência e ficam menos tempo no local.

IMPACTO NA PROCURA POR EMPREGO
O retorno da CFC era aguardado pela comunidade, sobretudo os mais jovens, como declara o instrutor de ensino da CFC Janaína, Everton Keffer. “Uma boa parcela dos jovens tinha essa expectativa pela reabertura, eles querem o quanto antes a habilitação. Muitas vezes, é uma questão de currículo. O pessoal quer se colocar no mercado de trabalho, e a carteira é um diferencial”, explica.

Para Janaína, o momento também é de se reinventar, em razão do período de dificuldade na manutenção dos empregos. “Muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos, estão precisando se reinventar. A gente tem uma procura grande por carteira de moto, para poder trabalhar como motoboy. Outras pessoas que precisam de atividade remunerada para trabalhar como motorista de aplicativo também”, exemplifica a sócia-proprietária.

AGENDAMENTO
Os exames, aulas e provas são com horário agendados pelo meio online ou por telefone, no (54) 3311-1555. Se o aluno não possui acesso, ele vai até a autoescola, em uma sala separada, e preenche o formulário com o serviço pretendido.

Texto publicado em Diário da Manhã