Aprender a dirigir com o marido não é uma boa ideia.

Aprender a dirigir com o marido não é uma boa ideia.

É muito comum ouvirmos alguém falar que aprendeu a dirigir com o marido, pai, irmão ou amigo. Mas será que aprendeu mesmo? E isso é correto segundo a legislação? Saiba porque aprender a dirigir sem um instrutor qualificado não é uma boa ideia.

1. É infração de trânsito 
A pessoa que não possui nenhuma habilitação e é flagrada dirigindo / treinando em desacordo com as normas legais, comete infração de trânsito gravíssima. Essa infração será vinculada ao veículo, cabendo ao seu proprietário o pagamento da multa.

2. Atrapalha seu processo de habilitação
A resolução 789/20 do Contran estabelece que o candidato que for encontrado conduzindo veículo em desacordo com o disposto na Resolução terá a LADV suspensa pelo prazo de seis meses. Como o processo de habilitação tem duração de doze meses, ter a Licença de Aprendizagem (LADV) suspensa pode resultar no encerramento do processo.

3. É muito estressante
Quem não é instrutor, se estressa com facilidade ao tentar ensinar alguém a dirigir. Ele não consegue aceitar que aquilo que para ele é óbvio, para você é uma dúvida crucial. O resultado final, você já sabe: estresse, brigas, ofensas, podendo resultar em mágoas e traumas.

4. O instrutor é capacitado para ensinar
O profissional instrutor foi capacitado de forma teórica, prática, psicológica e vivencial para lidar com qualquer tipo de aluno. Ele está preparado para auxiliar, independentemente do seu grau de dificuldade. Ao contrário disso, treinar com alguém que não é um profissional, além dos problemas já citados, vai fazer com que você desenvolva posturas e hábitos errados.

Não importa a sua idade e sua dificuldade em dirigir. Se você acreditar, vai conquistar a tão sonhada CNH. Mas faça da maneira correta, não queira correr riscos que mais vão te prejudicar do que ajudar.